Top

Ficção Científica, uma Viagem Extraordinária - Parte 2

24 abril, 2007 por Leandertal 

Eu, Robô?Eu, Robô?

Este é um personagem constante na FC, e com certeza continuará sendo muito utilizado, talvez até perdure para sempre nas obras de ficção. Mas quando e onde nasceram os Robôs?

Tudo começou em 1920, com uma peça teatral publicada pelo tcheco Karel Capek. A peça com o título “R.U.R. (Rossum’s Universal Robot’s)”, foi traduzida para o inglês em 1923 e conta a história de um inglês, cujo nome era Rossum, que conseguiu produzir humanos mecânicos para que estes então, trabalhassem para os humanos.

O termo “robô” deriva da palavra tcheca “robota”, que tem como significado, alguém que trabalha como escravo. Ao traduzirem a peça para o inglês, achou-se que não era apropriado adotar o termo “slave” (escravo em inglês), pois este serviria para designar seres humanos. Foi então decidido que o termo utilizado seria “robot”, uma variação para designar escravos artificiais.

Sabemos hoje em dia, que máquinas com aparência humana são denominadas “andróides”, mas se levarmos em conta as circunstâncias, veremos que tanto os robôs quanto os andróides nasceram graças a Capek, embora a peça R.U.R. seja bem fraca.

Vemos hoje que os robôs e andróides estão por toda a parte, nas indústrias, hospitais e até mesmo em Marte. E pasmem, os robôs já estão até mesmo ganhando direitos iguais aos humanos.
Um estudo encomendado pelo governo britânico sugere que robôs inteligentes podem um dia ter direitos similares aos dos seres humanos. Em dezembro foi publicado um documento chamado Robo-rights: Utopian Dream or Rise of the Machines? (Direitos dos Robôs: Sonho Utópico ou a Ascensão das Máquinas?). Este documento servirá de base para um debate público sobre inteligência artificial no Museu da Ciência de Londres, nesta semana.

Na FC os robôs já tem tido presença à muito mais tempo. Quem não se lembra do robô dizendo “Perigo, Perigo…” na série “Perdidos no Espaço”?, do famoso andróide Data de “Jornada nas Estrelas”, dos replicantes de “Blade Runner”, da dupla formada por um robô e um andróide em “Guerra nas Estrelas”, R2D2 e C3PO e mais recentemente, Sonny da versão para o cinema de “Eu Robo?”

continua…

Leia também:

Comentários

Nenhum Comentário para “Ficção Científica, uma Viagem Extraordinária - Parte 2”

  1. domelhor.net em 24 abril, 2007 12:48

    Ficção Científica, uma Viagem Extraordinária - Parte 2

    Este é um personagem constante na Ficção Científica, e com certeza continuará sendo muito utilizado, talvez até perdure para sempre nas obras de ficção. Mas quando e onde nasceram os Robôs?

  2. Anderson em 24 abril, 2007 13:36

    Excelente post!

  3. Josiane Gentil em 27 abril, 2007 10:23

    Gostei do post, mto bom!

  4. Zine Acesso » Blog Archive » Ficção Científica, uma Viagem Extraordinária - Parte 1 em 14 maio, 2007 20:45

    [...] continua… [...]

Fique a vontade para deixar seu comentário.
Se quiser uma figura para aparecer em frente ao seu comentário, adquira o seu no site gravatar!





Bottom