Top

Quem nasceu primeiro, o cinema ou o desenho animado?

2 maio, 2007 por Leandertal 

Hoje ficamos espantados com os efeitos especiais vistos nos filmes e muitas vezes pensamos que os efeitos especiais foram criados recentemente em especial com o advento da TV ao público. Porém a verdade é que as primeiras técnicas utilizadas como efeitos especiais em filmes, foram criadas antes mesmo do próprio cinema. Estranho não?

Cinema e Desenho AnimadoMas a verdade é que tais primitivas técnicas foram criadas graças a “invenção” dos desenhos animados. Isso mesmo, embora muitos achem que a história do cinema seja muito mais antiga que dos desenhos animados, a verdade é justamente o contrário. Sim os desenhos animados são mais antigos que o próprio cinema.

Especialistas no assunto fazem alusão ao Francês Émile Reynaud como “o pai do desenho animado”
por ter criado o primeiro sistema de animação (com 12 imagens) que recebeu o nome de praxynoscópio. Este projetava aproximadamente 500 á 600 imagens num primitivo projetor chamado théatre optique. A estréia dessa nova tecnologia ocorreu em Paris, França, em 28 de Outubro de 1892.

É interessante observarmos tal cronologia já que o nascimento do cinema é datado como 28 de dezembro de 1895, praticamente 3 anos depois.

Com o surgimento do cinema as técnicas de animação começaram a ser empregadas como efeitos especiais nos filmes.

Em 17 de Agosto de 1908, foi projetado pela primeira vez o que é considerado o primeiro desenho animado moderno, Fantasmagorie, do francês Émile Cohl. Por tal obra de 2 minutos de duração, muitos atribuem a paternidade do cinema de animação à Émile Cohl, o que é um assunto de muita discussão justamente por causa do trabalho de Émile Reynaud.

Poucos avanços ocorreram na questão da tecnologia envolvida na produção de desenhos, o mais marcante que podemos citar foi o uso de folhas de celulóide transparente (mais tarde substituído pelo acetato, utilizado ainda hoje). Tal avanço pode dar maior diversificação de movimentos aos personagens e cenários mais detalhados, pois não era mais necessário redesenhar tudo novamente.

Porém os filmes de animação ainda mantinham seus enredos com uma narrativa simples e quase sempre humorísticos, o que mudou com o nascimento do cinema sonoro.

Em 18 de novembro de 1928, Disney lança, em New York, Steamboat Willie. Neste filme, a primeira animação sonora do cinema, o personagem Mickey está plenamente desenvolvido. Muitos críticos apontaram seu sucesso segundo dois fatores, o carisma do personagem e a presença do som, absolutamente sincronizado de maneira artesanal, que rendeu à animação seus primeiros paradigmas sonoros.
Este foi um marco no cinema de animação que não passou despercebido e revolucionou não só a produção de animações mas também sua divulgação.

Desde então o passo mais importante na produção de animações foi o uso do computador para a criação das animações. Em 1991, Steve Jobs, dono da Apple e um dos pioneiros em animação digital, abre as portas do estúdio Pixar e cinco anos mais tarde lança o primeiro longa de animação totalmente digital, Toy Story, praticamente aposentando os processos manuais de animação.

Porém em paralelo a grande parte desta história, acontecia o desenvolvimento do maior gigante atual dos desenhos animados o Japão.
Na segunda parte desta matéria acompanharemos o desenvolvimento deste super-poderoso animador de desenhos.

Leia também:

Comentários

15 Comentários para “Quem nasceu primeiro, o cinema ou o desenho animado?”

  1. André em 2 maio, 2007 14:45

    Parabéns. Ótimo texto. Realmente é muito interessante e mostra como a animação é importante para o desenvolvimento do cinema.

  2. domelhor.net em 2 maio, 2007 14:59

    Quem nasceu primeiro, o cinema ou o desenho animado?

    Hoje ficamos espantados com os efeitos especiais vistos nos filmes e muitas vezes pensamos que esse efeitos foram criados recentemente com o advento da TV ao público. Porem eles foram criados bem antes do próprio cinema. Confira.

  3. Ale Rocha em 2 maio, 2007 15:28

    Que texto bacana. Informativo sem ser chato, coisa que a gente vê demais por aí. Parabéns!

  4. Rê Bergamin em 3 maio, 2007 12:53

    Muito legal!!!

  5. Kaka em 4 maio, 2007 15:52

    Nossa que massa! Sempre achei que o cinema veio antes do desenho! Quem diria!!!
    E a tendência é melhorar, visto que a compra da Pixar!

    Adorei o site, vou linkar tá?!

    Um beijão!

  6. Thiago em 6 maio, 2007 11:12

    Desculpa por esse comentário não ser sobre o assunto, mas foi o único jeito que encontrei de falar com o webaster…

    É o seguinte, eu sou iniciante em web e queria muito saber como você faz esses fundos “desgastados”, como esse do comentário, o do feed, da busca, e etc…

    Por favor, eu já procurei em muito lugar e não achei, quando ler isso você responde pro meu e-mail?!

    Obrigado mesmo, até mais.

  7. leandro em 6 maio, 2007 20:03

    Olá Thiago, na verdade nos utilizamos um tema pronto para blog.
    Porém, vc pode conseguir este efeito com o photoshop utilizando as ferramentas de preenchento degradê e alguns brushes especiais para dar o toque de papel gasto.

  8. dihitt.com.br em 7 maio, 2007 12:31

    Quem nasceu primeiro, o cinema ou o desenho animado?

    Hoje ficamos espantados com os efeitos especiais vistos nos filmes e muitas vezes pensamos que esse efeitos foram criados recentemente com o advento da TV ao público. Porem eles foram criados bem antes do próprio cinema. Confira.

  9. Zine Acesso » Blog Archive » Onde nasceram os Animes? em 7 maio, 2007 15:55

    [...] prometido na matéria “Quem nasceu primeiro, o cinema ou o desenho animado?”, contaremos aqui um pouco da história dos desenhos animados no Japão. Para isso achamos melhor [...]

  10. bubu em 11 agosto, 2007 20:41

    nao sei quem nasceu primeiro mas adoro os filmes da disney

  11. Manu em 18 fevereiro, 2008 11:07

    Muito legal! Estou fazendo um trabalho pra faculdade (Publicidade e Propaganda) pra matéria de Planejamento de Pesquisa, e o assunto q vou abordar é Desenho Animado para jovens e adultos. Interessante saber q eles vieram antes do proprio cinema e o publico alvo eram crianças. O artigo de vcs vai ser muito útilpra mim! BigAdAaAaA!

  12. Leandertal em 18 fevereiro, 2008 12:05

    Legal poder ajudar.
    Gostaria de ver seu trabalho quando concluido, e quem sabe se vc permitir, publicamos um resumo dele aqui.
    Conte com a gente se precisar de mais referências

  13. F. Camatari em 18 fevereiro, 2008 14:37

    São comentários assim que fazem a gente gostar cada vez mais do que faz e aprofundar mais nossas pesquisas…
    Méritos do Leandro!
    Ter o resumo do trabalho seria muito legal!

    Abs!

  14. juh em 4 setembro, 2008 14:31

    A duvida!… Quem será que nasceu primeiro!?

    Você sabe! entao fala porque nesse “site” http://www.badiega.vai.la ninguem ainda descobrio quem é o mais “velho”! A Galinha ! O Ovo! Ou aquele vizinho que nao sai da janela!”

    Acesse e confira: http://www.badiega.vai.la
    Acesse e confira: http://www.badiega.vai.la
    Acesse e confira: http://www.badiega.vai.la
    Acesse e confira: http://www.badiega.vai.la

  15. André Miranda em 4 setembro, 2008 15:40

    Aff! Que SPAM mais discreto, heim?
    O pior de tudo é que o site em questão num tem nada a ver com nada… será que eles acham que essa temática vai mesmo fazer sucesso?
    Nem no Orkut essas coisas tem vida muito longa….

Fique a vontade para deixar seu comentário.
Se quiser uma figura para aparecer em frente ao seu comentário, adquira o seu no site gravatar!





Bottom