Mirrormask, e as magníficas mentes criadoras de Neil Gaiman e Dave McKean
24 setembro, 2007 por Cris Urbinatti
Tudo começou com a graphic novel Batman - Asylum Arkhan com as ilustrações de Dave McKean. Fiquei fascinada pelo modo como o artista criou a atmosfera de uma das histórias mais interessantes de Batman criada por Grant Morrison, em minha leiga e apaixonada opinião por quadrinhos. Digo ser leiga, pois apesar de ter crescido numa casa onde coleções de HQ´s de meu pai dividiam espaços nas estantes com os livros de arte, não tenho conhecimento de toda a cronologia dos super heróis. Sempre amei o universo das artes plásticas e fui pesquisar mais sobre Dave MaKean. Nessas pesquisas descobri que ele é o ilustrador das capas de Sandman, de Neil Gaiman outra excelente criação artística e que eu já tinha lido algumas vezes, assim como Orquídea Negra. Nestes sites de pesquisa encontrei várias parcerias destes dois ícones e uma dessas parcerias foi em um filme chamado MirrorMask, produzido pela The Jim Henson Company, famosa por criações como o Muppets Show e o já considerado cult Labirinto estrelado por David Bowie e Jennifer Connelly, dos quais sou fã desde garotinha.
Então, entusiasmada com a possibilidade de ver a direção de Dave Mckean, aluguei o filme. Fiquei admirada em ver como ele conseguiu animar seus traços e seus desenhos e criar uma direção de arte num filme tão mágico e instigante. Mirrormask é a história de uma garota, Helena, que vive no circo com seus pais e detesta a vida que leva. Seu grande desejo é viver uma vida normal e como alívio para suas aflições ela cria esse mundo em seus desenhos e decora a parede de seu trailer com eles. Até que um incidente com sua mãe a faz mergulhar num universo de sonhos e magia. Nada de surpreendente até que se entre em contato com o texto de Neil Gaiman e a magnífica mente criativa de Dave McKean.
O filme transita por temas com profundidade através de sua ludicidade e imaginação, o que me faz dizer que talvez seja mais interessante para os adultos do que para as crianças. Tem um tempo único e uma forma de contar a história que lembra muito os filmes de fantasia dos anos de História Sem Fim e do próprio Labirinto, já mencionado, mas com uma tecnologia e uma criatividade contemporânea incríveis. Máscaras, espelhos, esfinges, gigantes que flutuam e personagens circenses habitam esses caminhos de metáforas em uma história que é muito mais do que aparenta ser.
“E quando não havia mais espaço ela o virou e continuou do outro lado. Então, o vazio foi preenchido de canto a canto dos dois lados. Uma cidade de frente e de trás. Uma cidade de luz e sombra”.
(Mirrormask)
Fica ainda mais saboroso quando se assiste aos extras e ouve Lisa Henson dizendo como e porque escolheu os dois artistas, as entrevistas e ainda ouvir o depoimento de Gaiman ao responder a pergunta de como eles se conheceram e como iniciaram esta parceria. Descobre-se que eles estão deixando sua marca em lugares conhecidos. Com certeza você já viu alguma capa de CD ou livro ilustrado por Dave McKean e assistiu a filmes com colaborações de Neil Gaiman. Um deles Beowulf estréia este ano com um elenco estelar Angelina Jolie, Anthony Hopkins, John Malkovich e Crispin Glover. Ele divide o roteiro com Roger Avary.
Mais parcerias entre Mckean e Gaiman: Violent Cases, Signal to Noise, Mr. Punch, The Week Before. Alguns destes trabalhos podem ser vistos no Youtube.















Vou procurar pelo filme agorinha!!! [:D]