Neil Gaiman – O mestre contador de histórias
20 fevereiro, 2008 por Re Bergamin
É difícil encontrar palavras para escrever sobre alguém como Neil Gaiman. Quem gosta de histórias em quadrinhos ou de livros de fantasia já ouviu falar sobre seu trabalho em Sandman, ou de seus livros.
Nascido em Portchester, Inglaterra, Gaiman começou sua carreira como jornalista até conseguir se lançar como escritor. Suas histórias possuem um encanto dificilmente encontrado em outros escritores. Ele consegue fazer com que o leitor mergulhe em suas histórias como se fossem reais e instiga a cada momento, a cada página até chegarmos a um desfecho maravilhoso.
Ele foi responsável por trabalhos lançados pela Vertigo: Sandman e Os Livros da Magia e também pela Marvel: 1602 e Eternos. Gaiman ganhou vários prêmios tanto por seus trabalho em histórias em quadrinhos quanto por seus livros.
Em 2007, seu livro “Stardust” foi adaptado para o cinema e o resultado foi maravilhoso. A animação do livro “Coraline” está prevista para 2009 e já causa grande expectativa.
O sucesso de Gaiman é reflexo de um trabalho impecável que sempre surpreende os leitores. Seguem abaixo seus principais trabalhos:
Orquídea Negra – Depois de ser cruelmente assassinada, Susan renasce como Orquídea Negra, um híbrido de planta e humana com o desejo de vingar sua própria morte. Agora como semideusa ela procura conciliar suas recordações humanas com sua origem botânica, ela deve também desembaraçar as teias de ilusão e segredos que envolvem seu assassinato.

Sandman – Morpheus, a manifestação do sonho, é capturado durante um ritual e permanece aprisionado por 70 anos. Quando escapa, ele precisa reconstruir seu reino e encontrar os pertences que lhe foram tirados.
Os Livros da Magia – Timothy Hunter é um adolescente inglês que descobre estar destinado a se tornar o maior mago de todos os tempos. A mini série de quatro partes fez tanto sucesso que teve continuidade nas mãos de John Ney Rieber.

1602 – No ano de 1602 uma estranha tempestade está surgindo e estranhos poderes estão emergindo. Os maiores heróis da Marvel aparecem nos dias de reinado da Rainha Elizabeth, aproximadamente 400 anos antes do que deveriam.

Eternos – Mark Curry é um estudante de medicina que não está na melhor fase de sua vida. E tudo que ele não precisa nesse momento é de um doído o perseguindo dizendo que eles pertencem a uma raça milenar incumbida de proteger a Terra. Neil Gaiman e John Romita Jr se reúnem para reintroduzir os personagens criados por Jack Kirk ao Universo Marvel.

Se eu fosse continuar escrevendo sobre Neil Gaiman e sua obra, provavelmente eu precisaria de muitas folhas para expressar todos os elogios e reunir todo o seu trabalho.
Então, sem mais o que dizer, a dica agora é simples: Material de qualidade não falta, o que você está esperando?
Compare aqui os preços das obras de Neil Gaiman no Buscapé.
Este post faz parte do Carnaval dos Quadrinhos das Quartas #9, hospedado essa semana no Cibertron. O tema da semana é “Contadores de Histórias”. Acesse o Cibertron e leia mais textos relacionados ao assunto.













Um detalhe: Timothy Hunter usa óculos de aro grosso e tinha uma coruja, qualquer semelhança com Harry bosta, digo, potter, foi porque a autora dele chupou a historia e não confessa isso.
He he, tenho que concordar com Lizard, a semelhança de Tim Hunter e Harry Potter é gritante. É como dizem, “se a homenagem é grande demais, é melhor chamar um advogado”. A propósito, brilhante texto, Rê!
[...] O Busilis – Stan LeeQuadrideko – Frank MillerToca do Calango – Warren EllisNão Diga Nada – Howard ChaykinZine Acesso – Neil Gaiman [...]
Ficou bacana… Só sobre a nata dos escritores esse CQQ…
Olá!!!!
Realmente Harry Potter eh a cara do Timothy Hunter. Só não destaquei o fato pq o próprio Neil Gaiman não reclama disso. kkk
William, obrigada!!! Que bom que gostou.
Sou supeito pra falar… o Gaiman é um dos meus escritores favoritos, tanto em HQ como em Literatura. É delicioso ler o que ele escreve!
Ótimo texto, Rê. Parabéns!
Ae garota, ficou bacanérrimo o texto. Beijokas
O que dizer de Neil Gaiman ??? O cara é fantástico !! E o seu texto ficou muito bom.
Parabéns pelo blog! Neil Gaiman é um dos meus escritores preferidos de todos os tempos. As vezes, largo até o que já estou lendo pra ler seus livros. Digo isso porque conheço mais o Gaiman Literário do que o Gaiman quadrinesco. Já leu algum de seus livros? De matar!! Meu último foi “Lugar Nenhum”, maaaaaasss, ainda não li o “Deuses Americanos”. Que heresia não?
Abraços!
Obrigada, pessoal.
Fico feliz que tenham gostado.
Dica, especialmente para o Fernando, Os quadrinhos são tão bons quanto os livros. Aproveite!!!!
Nunca li Sandman nem Os eternos. Espero que a Pixel comece a publicar sandman do zero pra eu poder acompanhar.
Não sabia que Stardust era de Gaiman. Tinha um pouco de preconceito contra ele, mas agora o respeito muito, apesar de não ter lido nenhuma de suas obras ainda.
Ah, eu gosto de Harry Potter! To falando sério, eu gosto mesmo, tenho quase todos os libros e vi todos os filmes no cinema
Fala Fernando!
Gostei da ideia do seu blog, tem futuro.
Quanto aos livros do Gaiman, eu tbm já li vários. Um dos meus preferidos é Filhos de Anansi, mas tbm adorei Deuses Americanos, Stardust, Coraline, Belas Maldições…
Estou sempre a procura de mais obras deles, pois valem a pena serem lidas.
Sabe pq Neil Gaiman é tão bom? Por que é INGLÊS!
Se fosse americano, seria mais um cara com uma ótima fase, não uma ótima carreira… É assim na músicá, é assim na literatura… (na minha modesta opinião).
Mandou bem cumadi!
Rodrigo, lançaram uma edição encadernada de capa dura com a coleção de Sandman. Lçaram o VOL.I por enquanto. Eu achei na livraria Saraiva dentro do Shopping Paulista em São Paulo.
Fernando, Lugar Nenhum é incrível. Por enquanto foi o que mais gostei dos livros que li. Estou a caça de Deuses Americanos, a edição está esgotada.
Beijokas
Sua “Orquídea Negra” é a primeira história que li dele, o que mudou em muito a maneira de ver os quadrinhos. Ainda devo uma leitura de seus livros, mas “Deuses Americanos” está no meio dauela pilha de livros com os quais a gente precisa um dia se confrontar. Ótimo texto e abraços!
[...] vou aqui recontar sua história, o Zine Acesso fez isso recentemente em um excelente post. Mas vou falar de sua próxima empreitada no cinema , [...]
Faltou citar “Deuses Americanos” na minha opinião o melhor livro dele.
[...] Toca do Calango – Warren Ellis Não Diga Nada – Howard Chaykin Zine Acesso – Neil Gaiman Tags: bill willingham, fábulas, [...]
Eu sou super fã do Neil Gaiman, o primeiro livro que li dele foi Coraline.