Iron Man (Homem de Ferro) - Entretenimento e qualidade
5 maio, 2008 por Cris Urbinatti
Neste fim de semana pude finalmente assistir Homem de Ferro, que estreou na última quarta-feira em todo o Brasil. Estava um pouco descrente quanto a qualidade do filme. Ao ver o trailer critiquei a armadura do Homem de Ferro por lembrar personagens como Jaspion e outros do mesmo gênero. Foi uma bobagem da minha parte! O filme é um excelente entretenimento e tem tudo que um bom filme blockbuster deve, ou deveria ter, um roteiro no mínimo razoável (não a bobagem que fizeram em Quarteto Fantástico), um bom diretor, uma boa ação, bons atores, humor, drama e efeitos especiais de alta tecnologia bem aplicados ao que o filme necessita.
Parece finalmente que as grandes empresas da indústria do cinema estão aprendendo que em filmes de super-heróis é fundamental ter bons intérpretes que nos façam acreditar num herói. Christian Bale como Batman comprovou isso e agora temos Edward Norton que vai encarar Hulk e Robert Downey Jr. que está impagável como Tony Stark. Um ator que ficou conhecido por comédias juvenis, encarou personagens intrigantes, concorreu ao Oscar por interpretar Charlie Chaplin e sempre se manteve presente em tablóides oportunistas por seu envolvimento com drogas e confusões. Hoje aos 43 anos, com um físico em forma, o experiente ator, dá o tempero certo de humor ao personagem sem cair na canastrice quando o roteiro exige também o lado mais dramático.
Com um elenco de primeira, temos ao lado de Robert Downey Jr., Jeff Bridges (Obadiah Stane), Terrence Howard (Jim Rhodes), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts) e Shaun Toub (Yinsen). Participações relâmpagos do nosso querido Stan Lee e do diretor Jon Favreau. Favreau, ator desde 1990, tem se aventurado em direções e comprovado bastante talento nesta área. Ele conduz muito bem o filme, além de ter sido um dos produtores executivos.

O roteiro traz um clássico dos quadrinhos para um cenário contemporâneo e aborda questões sobre a guerra e fabricação de armas, que podemos ver em filmes como Senhor das Armas, mas com muito mais perspicácia. O país que domina o mundo é colocado como foco de responsabilidade pelo poder armamentista e suas conseqüências. Atual, divertido e inteligente, Iron Man com certeza estará entre uma das melhores estréias do ano.
Não sei se para os fãs da HQ ele atinge o nível de exigência nem posso dizer se o personagem é fiel aos quadrinhos, pois não tenho conhecimento no assunto, nunca fui fã do personagem (tenho certeza que alguns colegas aqui do Zine vão saber dizer isso com propriedade), mas vale a pena conferir e preciso deixar aqui uma DICA: vejam até acabar os créditos finais. Terão uma doce surpresa.
Vamos poder ver ainda esse ano a participação do Homem de Ferro no novo filme do Incrível Hulk.
Sites sobre Iron Man para navegar:
http://ironmanmovie.marvel.com/ (site oficial do filme)
http://en.wikipedia.org/wiki/Iron_Man (este link do wikipedia tem toda a história do personagem e seu universo)







Eu tô doido pra assistir! É duro morar onde não tem cinema decente, só vou poder ver semana que vem
Eu simplesmente adorei… mas não vi a última cena
Será que tem link no youtube?^^
Ótimo post, fez-me ainda mais querer assistir ao filme. Não sou grande conhecedor do Homem de Ferro, mas cresceu bastante meu interesse sobre o herói. Vou dar uma “garimpada” e ler mais coisas sobre ele.
A Dona Urbinatti passou a perna na galera viciada em quadrinhos do Zine e mandou bem na resenha. Aqui vai um complemento, do ponto de vista do HQmaníaco:
- Este é o primeiro filme da Marvel Studios. Finalmente pudemos ver quão caprichosa a Casa das Idéias seria com suas próprias crias, agora no cinema; o resultado foi fabuloso, se comparados a outras produções como X-Men ou Spider-Man.
- Existe um plano audacioso: sequências para os novos filmes como Homem de Ferro, Hulk, Thor, Homem Formiga e … Capitão América. A semente foi lançada e poderemos ver o cenário sendo criado para um futuro filme dos VINGADORES!
- A SHIELD foi (finalmente) criada (e de forma concreta).
- O sentimentalismo e as “gags” blockbuster não são o principal argumento do filme.
- Efeitos sonoros e visuais de primeira. Impossível dizer que a armadura está vazia!
- A origem mais coerente até agora. Sem adaptações costuradas de roteiros ou ganchos misturados, ou ainda, uma versão Ultimate. É o Homem de Ferro nos dias de HOJE! Com as guerras de hoje e os problemas de hoje!
- Aos colecionadores: abram seus exemplares de Incrivel Hulk (extinta revista da Ed Abril) entre as edições 80 e 90, mais precisamente os números 86 a 88… Está tudo lá, de uma forma moderna e coerente para uma bela origem do Ferroso!
- Quando assitirem ao filme, reparem nos desenhos de fundo, durante os créditos finais!
- Assistam TUDO até o fim ou te expulsarem da sala!
Enfim… sou suspeito, mas tenho dito!
Ah, mais uma coisa… Batman é muito legal, mas Bruce Wayne precisa aprender com Tony Stark o que é realmente ser rico (e como agir como playboy milionário, também)!
Já tava curioso para ver este filme, agora então… só fez aumentar minha vontade. Por enquanto só tou conhecendo um pouco através de cada comentário na internet.
Voce tem toda razão, não esperava tanto do filme por tamanha publicidade e artificios pra chamar o publico ao cinema…
Mas tenho que adimitir que eu tava muito errado, o filme me surpreendeu, vale mesmo a pena.
Agradeço os elogios em relação a resenha e valeu Camatari por complementar o meu texto com sua sabedoria HQmaníaca. Rsrsrs!
Adoro essas parcerias zineacesso!
Beijokas a todos.
Agradeço os elogios em relação a resenha e valeu Camatari por complementar o meu texto com sua sabedoria HQmaníaca. Rsrsrs!
Adoro essas parcerias zineacesso!
Quero ver seu texto sobre o filme Hulk, porque vc já está escaladíssimo para ser o porta voz. Mês que vem, hein!
Beijokas a todos.
ow, o André Miranda ai…
dá graças a Deus rapá.
onde eu moro nem cinema tem pÔ!
É que vc não sabe como é incomodo dividir a sessão com os ratos e as baratas. Sem contar aquele cheiro de queijo que impregna o ambiente
cara esta filme deve esta muito otimo ta , eu estou louco para asssistir esse filme , um abraco e um beijo ta galera
[...] supera, de longe, qualquer adaptação mais recente dos quadrinhos. Como disse Cris Urbinatti do Zine Acesso o filme tem tudo que um arrasa quarteirão tem que ter, um bom diretor, elenco de peso, bom [...]