Universo DC e suas infinitas Terras – Parte 2
24 junho, 2008 por Willian Correa
Bem, demorou, mas chegou. Depois de um relativo hiato desde o último post, aqui estamos novamente, trazendo até vocês, leitores fiéis do Zine Acesso, a continuação da nossa matéria sobre as Terras do Universo DC. Como vimos anteriormente, ficamos por dentro do que é o multiverso, e conhecemos a Terra-1. Hoje vamos conhecer mais duas destas terras. A Terra-2 e a Terra-3.
Terra-2
Esta Terra, também conhecida como Terra Paralela, representa na verdade o universo original no qual a DC começou. É nesta realidade em que surgiu o Superman de Action Comics #1, de 1938, e logo depois os outros heróis que compuseram a Sociedade da Justiça da América, como o Lanterna Verde Alan Scott, o Flash Jay Garrick (aqui no Brasil conhecido como Joel Ciclone), Homem-Hora, Sandman, etc, bem como Batman e Mulher-Maravilha.
Como os heróis surgiram no final da década de 30, ao encontrar suas versões atualizadas da Terra-1, estavam mais envelhecidos, deparando-se não com uma Sociedade da Justiça, mas com uma Liga da Justiça. Os dois grupos várias vezes se encontraram, tendo aventuras em uma Terra ou em outra, às vezes em ambas.
Como eventos importantes da Terra-2, temos o fato de que o nome kryptoniano do Superman é Kal-L (e não Kal-El), sendo filho de Jor-L e Lora. Ao chegar na Terra, foi adotado por John e Mary Kent (ao contrário de Jonathan e Martha Kent, da Terra-1), que lhe batizaram de Clark Kent. Após o falecimento de seus pais adotivos, o jovem Clark vai para Metrópolis, cursa jornalismo e se torna repórter do jornal Estrela Diária, onde conhece seu editor, George Taylor e seu futuro amor, Lois Lane. Este Superman também lutou ao lado dos aliados na 2ª Guerra Mundial, bem como vários outros heróis da Sociedade da Justiça; quando chegou a conhecer a Liga da Justiça, ele já era bem mais velho, portanto. Ele também chegou a se casar com Lois e a assumir o cargo de editor-chefe do Estrela Diária.
O Batman da Terra-2 também tem uma história interessante: assim como na Terra-1, tornou-se um vigilante noturno na vida adulta, após testemunhar o assassinato de seus pais, quando criança. Porém, com o tempo, este Bruce Wayne deixou de se consumir pela perda dos pais, casando-se com Selina Kyle, a ex-Mulher-Gato que se regenerara. O casal teve uma filha, Helena Wayne, que no futuro, iria se tornar a vigilante Caçadora, após o falecimento de seu pai, Bruce. Nesta realidade, Dick Grayson nunca deixou de ser o Robin para se tornar o Asa Noturna.
Porém, com o advento da Crise nas Infinitas Terras, as histórias de todas as Terras se mesclaram na Nova Terra. Por isso a explicação no post anterior sobre o fato de que no universo reescrito a Sociedade da Justiça da América representava a primeira geração heróica (só que agora sem as participações do Superman, Batman e Mulher-Maravilha), enquanto que a segunda geração se iniciou com o surgimento do Superman em Metrópolis, seguido logo depois pelo Batman, em Gotham.
Terra-3
A Terra-3 é deveras interessante. Ela é lar do Sindicato do Crime da América, uma versão às avessas da Liga da Justiça.
Composto pelo Ultraman, Coruja, Supermulher, Relâmpago e Anel Energético (versões malignas do Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash e Lanterna Verde), o Sindicato do Crime dominou o planeta e impõe suas próprias leis, sendo combatido pelo único herói existente, Lex Luthor.
Lex, exímio cientista, é a única esperança de justiça para a população do planeta, que sofre nas mãos de seus carrascos superpoderosos. Porém, como Lex é sozinho e não tem nenhum superpoder, contando apenas com sua ciência, ele jamais conseguiu derrotar efetivamente o Sindicato; os vilões, no entanto, também nunca conseguiram capturar Lex.
Nesta realidade, Lois Lane se casou com Lex, e juntos, tiveram um filho, Alexander. Durante Crise nas Infinitas Terras, com a iminente destruição da Terra-3, Lex enviou seu único filho à Terra-1, fato que foi importante para a vitória dos heróis contra o Anti-Monitor, pois o menino desempenhou papel fundamental no desenrolar dos eventos.
Na Crise Infinita, Alexander, frustrado com a Nova Terra, tentou recriar o multiverso à procura de uma Terra que fosse perfeita, mas teve suas ambições derrotadas também. Ele foi, ao fim da saga, assassinado pelo Coringa e Lex Luthor da Terra-1.
Apenas como curiosidade: estes vilões da Terra-3 não são os mesmos do Sindicato do Crime da Amérika, da minissérie escrita por Grant Morrison. Estes últimos são de uma Terra do universo de antimatéria, onde também está o planeta Qward.
Na próxima matéria, mais Terras, algumas que provavelmente muitos nem sequer imaginavam que existiam! Até lá!













Ótimo post. Ajuda a esclarecer esse universo enrolado que é o da DC.
Você é o cara, sabe tudo.
abração
Gostaria de acrescentar apenas mais uma nota e uma errata com relação a esse post:
- Na Terra-2, Bruce Wayne tornou-se comissário de polícia de Gotham City, além de ter se casado com Selina Kyle e ter Helena Wayne como filha;
- O velocista escarlate da Terra-3 é Johnny Quick, e não Relâmpago, como eu colocara no texto.
Já estou redigindo o próximo, em breve conheceremos mais Terras!
Abraço a todos.
[...] Até agora já falamos de oito Terras diferentes. Você poderá conferir vistando as partes 1, 2 e 3 deste nosso [...]
[...] da DC Comics. Só para relembrarmos, já falamos do conceito de multiverso e das Terras 1, 2 e [...]