As 15 máscaras mais famosas de todos os tempos no cinema

Curta a fanpage do Zine Acesso no Facebook e concorra a prêmios

thumb-maskarasPersonagens mascarados já apareceram várias vezes na história do cinema, e muitos deles estão até hoje marcados na lembrança dos fãs.

As máscaras foram usadas por diversos motivos e em diversas situações, mas seja para esconder a identidade, um rosto desfigurado, ou simplesmente para causar terror em quem estiver pela frente, não podemos negar de forma alguma que este simples acessório às vezes se torna tão importante que é impossível pensar em um filme ou personagem sem nos lembrarmos da tal máscara.

Confira agora uma lista com os 15 mascarados mais famosos do cinema, feita pelo site Unreality Magazine adaptada aqui para você

Donnie Darko

Donnie Darko

Imagine-se ficando cara a cara com um coelho macabro desses. É de gelar o sangue de qualquer um! Essa máscara ficou tão assustadora que acabou sendo destaque do pôster do filme e também da capa do DVD.

Halloween

Michael Myers Mask

A máscara usada por Michael Myers não é nada mais que um rosto de manequim recortado, porém quando usada por este assassino cruel e sanguinário da série de filmes Halloween ela se torna um símbolo de terror. Recentemente foi feita uma divertida (e assustadora) referência a ela no seriado “The Office”, estrelando: Dwight Schrute.

O Máscara

The Mask

Tudo bem que o filme protagonizado por Jim Carrey não é nada mais do que um filme do Jim Carrey com a cara verde fazendo as mesmas palhaçadas de sempre. Mas não poderíamos deixar de incluir a tal Máscara de Loki em nossa lista, já que toda a história se desenrola em torno do artefato.

Vanilla Sky

Vanilla Sky

A máscara de reconstrução facial usada pelo personagem David Aames, interpretado por Tom Cruise no filme “Vanilla Sky”, tem uma grande semelhança com a máscara de Michael Myers. Mas apesar de muitas pessoas se assustarem mais com a máscara do que com o rosto desfigurado de Aames, ele não era nenhum assassino serial.

O Homem da Máscara de Ferro

The Man in the Iron Mask

Trazida para as telas num filme com Leonardo DiCaprio, a máscara que o Rei Luís XIV usava para impedir que reconhecessem um prisioneiro como seu irmão gêmeo, é um dos mais famosos e misteriosos instrumentos de tortura já utilizados. Vale ressaltar que a máscara realmente existiu, apesar da identidade de seu verdadeiro usuário nunca ter sido revelada.

O Fantasma da Ópera

Phantom of the Opera

Famosa principalmente no teatro, a máscara que cobre metade do rosto desfigurado do misterioso personagem de “O Fantasma da Ópera” é reconhecida em qualquer lugar. No cinema foi caracterizada pela última vez num musical dirigido por Joel Schumacher, aquele mesmo que detonou o Batman no filme “Batman e Robin”.

Gladiador

Maximus Mask

Alguns podem até dizer que esta não é uma máscara e sim um elmo, mas tudo bem. O que importa é que aquela coisa usada pelo personagem Maximus em uma das cenas mais legais do filme “Gladiador” foi muito marcante, principalmente quando ele remove a máscara e revela sua verdadeira identidade diante do Coliseu lotado.

Predador

Predator

O Predador é um daqueles personagens fodões do cinema que a gente jamais esquece. Como não poderia deixar de ser a mascara que ele usa pra esconder aquela cara horrível também marca presença na galeria de ícones, e é mais uma peça selecionada para a nossa lista.

Zorro

The Mask of Zorro

De todas as máscaras desta lista, a máscara do Zorro é a mais simples de todas, mas nem por isso deixa de ser emblemática. É uma acessório tão importante que ganhou até mesmo um filme com seu nome, estrelado por Antônio Bandeiras e a deliciosa Catherine Zeta-Jones.

O Silêncio dos Inocentes

Hannibal Lecter

Essa não é exatamente uma máscara, está mais para uma “focinheira” que impede o canibal mais querido do cinema, Hannibal Lecter, de comer o rosto das pessoas ao redor. E falando de “Silêncio dos Inocentes”, também não podemos esquecer a outra mascara que ele usou no filme… quando arrancou o rosto de um dos guardas.

Pânico

Scream

A máscara usada pelos assassinos na série de filmes “Pânico” virou um ícone pop e pode ser vista hoje em dia em muitos lugares. Virou uma figurinha carimbada em festas de halloween, carnaval, festas à fantasia e afins. E nem dá pra dizer que é uma máscara assustadora. Ainda mais quando nos lembramos da paródia da mesma feita em “Todo Mundo em Pânico”.

V de Vingança

V For Vendeta

O que dizer de um filme onde o ator principal usa uma máscara que cobre completamente seu rosto durante todo o tempo e mesmo assim consegue uma atuação espetacular, sem mudar sua expressão uma única vez. Foi o que aconteceu em “V de Vingança”. Sabemos que quem atuava era Hugo Weaving porque o nome dele aparece nos créditos, mas sempre nos lembraremos da expressão zombeteira da mascara de Guy Fawkes, usada o filme inteiro.

Batman

Batman

Por incrível que pareça esta é a única máscara de super-heróis nesta lista (o Homem Aranha deve estar morrendo de inveja). A máscara do homem morcego não poderia ficar de fora, já que ele personifica de forma inegável a essência do herói mascarado. Ainda mais se levarmos em conta os dois últimos filmes, que souberam aproveitar de maneira estupenda seu visual.

Sexta Feria 13

Jason

Pare para pensar por alguns instantes. Quando você vê uma máscara de hóquei, pensa primeiro em um goleiro todo empacotado tentando defender um disco de metal ou em um facão ensangüentado nas mãos de um psicopata que persegue suas vítimas incansavelmente? Não tenho mais nada o que acrescentar a respeito…

Guerra nas Estrelas

Darth Vader

Para finalizar, a máscara mais famosa e mais fodástica de todos os tempos. “Guerra nas Estrelas” foi capaz de marcar não só uma, mas diversas gerações. Com um enredo cativante e personagens carismáticos, a série criada por George Lucas estará para sempre no coração dos fãs, e de todos os personagens, nenhum chega perto de Darth Vader, com sua roupa negra, sua voz grave e sua máscara inconfundível.

49 thoughts on “As 15 máscaras mais famosas de todos os tempos no cinema

  1. É, realmente o elmo do lorde sith não tem pra ninguém, reconhecível em qualquer parte do mundo. Gosto muito também do elmo do Maximus, de Gladiador, e do capuz do Batman, então, nem se fala. Aquele do primeiro filme, de 1989, com linhas esguias e pontudas era o ideal para mim.

  2. Concordo q a máscara do Robbin Willians no filme Uma Babá Quase Perfeita poderia estar nesse lista tbm. Mas, o mais fodão de todos está aí, Lord Darth Vader, ainda quero ter uma máscara dele.

  3. É Mr. Camatari, na verdade, não é bem uma refilmagem, o filme se chamará S. Darko e vai ser lançado direto em DVD, provavelmente em maio deste ano.

  4. Amascara do darth vader que vinha no nescau foi um de meus sonhos de consumo…tinha que comprar na verdade 2 latas….

  5. pode juntar todas as mascaras do mundo q naum chegam á um misero fio de cabelo de michael myers, o diferencial dessa mascara é q ela é simples, mais qm naum tem medo de trombar alguem na rua com essa mascara de noite???

  6. sou fo d todos viloes do cinema,principalmente d jason e do Michael Myers adoro esses caras se eu batece d frente com um dos dois eu teria um treco nao era nem presisso me matar!!!!!!!!!!!!!!!!!rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  7. adoro a mascara do mike myers sou fã desse filme desde o primeiro em 1978 e me assusto com essa mascara ate os dias de hoje

  8. Dá um ar sinistro a mascara V de Vingança, ainda + com o chapéu e cabelos…

    Eu tenho um desse =D

  9. atualmente a máscara que tem feito mais sucesso é a do V de Vingança. quem usa geralmente quer demonstrar alguma insatisfação com o sistema politico.

  10. Bela matéria. As minhas favoritas, sem dúvida, são as de “V de vingança pelo que ela representava no filme (ainda vou ter uma dessa) e claro a de Darth Vader, que dispensa comentários.

  11. Poxa, a máscara do Pâncio virou um ícone hoje. Quase todo mundo conhece. Eu mesmo como fã da saga tive que compraruma pra mim. E mesmo depois das sátiras de Todo Mundo em Pânico ela ainda me dá medo. haha

  12. predador é federal que moral é essa meu garoto……………………………………………………?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>